É pratica corrente, fazer reflexão sobre o rumo que está sendo atribuindo a vossa empresa. Devemos refletir de uma maneira ampla e bem crítica, analisando as conquistas e perdas que tivemos, acertos e erros, enfim, o que fizemos e o que deixamos ou não conseguimos realizar.
É importante esse retrospecto, principalmente para quem deseja construir, com bases sólidas, grandes realizações. Nos dias de hoje, a empresa é marcada por muitas oscilações, ou, se preferir, por “altos e baixos”. Há “pedras no caminho” de todos nós! A questão que realmente faz a diferença para os vitoriosos é a reação que se tem diante delas.
Portanto, é preciso, saber quais foram as dificuldades e informações que influenciam nos seus negócios. Como sugestão, propomos alguns indicadores úteis de gestão, mantendo uma visão orientada pela análise de sua empresa, respondendo as questões que seguem:
· O mercado em que atua apresentou crescimento, retração ou manteve-se estável?
· Qual a participação e atratividade da sua empresa neste mercado?
· Quais as oportunidades que surgiram e quantas não foram aproveitadas?
· Quantos clientes novos foram conquistados e quantos foram perdidos?
· Qual a posição dos concorrentes e as vantagens e desvantagens competitivas que a sua empresa apresenta diante deles?
· Qual o custo de um cliente e quanto ele gerou de valor para a sua empresa?
· Quais parcerias foram desenvolvidas e o que elas ofereceram para agregar valor aos negócios da sua empresa?
· A estrutura organizacional da sua empresa mostrou-se dinâmica, com flexibilidade para adaptar-se às mudanças, mantendo agilidade e eficácia?
· Quantos funcionários foram contratados e quantos foram demitidos?
· Quanto cada funcionário proporcionou de resultado?
· O foco da empresa esteve centrado em sua atividade fim, ou houve dispersão de energia em tentativa de exploração de outros mercados?
· Quais investimentos foram feitos em capacitação e treinamento de funcionários, instalações, máquinas, equipamentos, tecnologia, propaganda e publicidade?
· Como a imagem da sua empresa foi vista pelos clientes?
· Como estão os índices de satisfação e reclamação de seus clientes?
Estas respostas devem ser consideradas como estratégicas para a elaboração de planos de ação, definindo o que será feito, por quem, quando, onde, como, porque e quais os investimentos serão necessários.
É importante trabalhar nos erros cometidos, para compreender o caminho necessário para chegar aos acertos. Um pensamento de Wolf Rinke retrata exatamente tal situação: “para dobrar o índice de sucessos, triplique seu índice de fracassos”.
É preciso também, ter muito cuidado para não ficar vangloriando os sucessos de ontem, como se o tempo não passasse. Viver do passado é outra posição muito arriscada. Substitua-o por ações presentes, mostre sua força e supere a vontade de desistir diante das dificuldades.
Lembre-se que você é o gestor do seu negócio, e deixar as coisas acontecerem involuntariamente ajustando-se à elas é muito arriscado. Não seja simplesmente adaptativo ao ambiente; é preciso ser capaz de influenciar o ambiente à sua maneira de gestão.
Reflita sobre tudo isso idealizando novas conquistas, não deixando de tentar algo diferente. Mantenha sempre vivo seus sonhos acreditando em cada um deles. Walt Disney já dizia que “se você é capaz de sonhar, é capaz de fazer”. Quer maior estímulo que este? Crie coragem, vá e faça. Pare de adiar e dê vida aos seus sonhos.
Aprenda a viver e aproveite todos os dias da vida. Carpe Diem! Você pode e é capaz de chegar onde quiser!
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