A importância da imagem de uma organização está diretamente ligada ao valor de mercado da mesma, e isso não tem uma correspondência necessariamente direta com o valor contábil. Revistas especializadas publicam constantemente estudos comparativos sobre os valores de marcas importantes avaliadas pelo mercado com preços diferentes dos registrados pelos seus balanços.
O valor contábil de uma organização baseia-se nos capitais monetário e físico. O valor de mercado abrange nome do produto, a marca, o capital humano, a tecnologia, os parceiros e, finalmente, a imagem da organização, ou seja, os ativos intangíveis. Quando a imagem da empresa transmite confiança, principalmente pela aplicação das boas práticas de governança corporativa, o valor de mercado tende a subir.
É a comunicação empresarial que responde pela boa imagem da empresa perante seus clientes, acionistas, colaboradores e comunidade. E a boa imagem é essencial não somente para o crescimento da empresa, mas, antes disso, para a sua sobrevivência. A comunicação empresarial é uma atividade estratégica cujo objetivo é criar, manter ou mudar a imagem de uma organização.
Inúmeros casos envolvendo empresas de vários setores com problemas em seus produtos houve influência negativa sobre suas marcas. Tais ocorrências impactam diretamente no grau de confiança que o cliente tem na organização. Quebra de confiança acarreta imediata fuga do cliente, redução do faturamento e provoca a deterioração da imagem organizacional. Dependendo da extensão do problema, essa imagem pode tornar-se irrecuperável.
Isso acontece porque o sucesso não reside somente na forma como a organização encara o problema e na rapidez da resposta. O sucesso depende, e muito, da qualidade da resposta, da sua habilidade em informar. A Comunicação Empresarial não é apenas importante. Ela é imprescindível.
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