PENSE ANTECIPADAMENTE NA PROSPECÇÃO DE CLIENTES EM SUA EMPRESA PARA MANTER O FLUXO CONSTANTE DA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS O ANO TODO

A única certeza que sua empresa tem para 2023 é que perderá clientes. Este tipo de avaliação habitualmente é feito pela área de Vendas, quando desenvolve trabalhos para sensibilizar sua equipe quanto à necessidade e importância da constante prospecção de clientes. 
E quanto a você, concorda ou não com este argumento? O fato é que a área de Vendas tem, sim, razão, e tal acontecimento é uma realidade motivada por diversos fatores.
A título de ilustração para apontamentos há uma pesquisa interessante da American Society for Quality (ASQ), que é uma associação dedicada aos estudos, práticas e ferramentas destinadas à qualidade, apresentando alguns dos motivos mais comuns para compreender a perda de clientes:
 

           68%: indiferença dos atendentes

14%: reclamações não atendidas

9%: vantagens oferecidas pela concorrência

3%: mudança de endereço ou perda de referências

1%: morte

 

Dada esta condição como certeira, cabe realmente à empresa prospectar clientes constantemente, considerando a convivência com a certeza de que perderá clientes.Sendo assim, há duas opções:
1) Esperar a perda ocorrer;
2) Começar a prospectar desde já para que quando a perda ocorrer, o efeito sentido ser o mínimo possível.

Antes de explicar sobre como prospectar clientes, há a necessidade de reconhecer que:
1) A prospecção é uma das fases mais importantes de um processo de vendas;
2) Prospectar clientes demanda muito trabalho e a maioria das pessoas não gosta de fazê-la, mas, sim, receber os clientes já prospectados para efetivar seu trabalho num processo de vendas.


Complementarmente à discussão, como fez-se menção de um processo de vendas, é necessário ao menos indicar suas fases para que você tenha uma melhor compreensão da relevância da prospecção no contexto dado:

1) Preparação e Planejamento;
2) Prospecção;
3) Abordagem;
4) Levantamento das Necessidades;
5) Proposta de Valor;
6) Negociação;
7) Fechamento;
8) Pós-Vendas.

Há diversas abordagens para a descrição de um processo de vendas e essa apresentação é de autoria de Raul Candeloro, da Solução Venda Mais (https://vendamais.com.br/) Feitos estes apontamentos, as questões de atenção envolvem uma definição sobre prospecção, seu objetivo e técnicas sobre como fazê-la?


De acordo com Salesforce, a prospecção é o ato de encontrar possíveis clientes e tem como objetivo providenciar a expansão de uma base de clientes em potencial, transformando potenciais contatos de vendas em oportunidades reais de negócios por meio de taxas de conversão.
O início sobre como fazer a prospecção passa pela qualificação de um prospect, ou seja, de um potencial de vendas. Há um conjunto de questões que colaboram no processo e são apresentadas também pela Salesforce:


1) Esta é a pessoa certa?

  •  O prospect corresponde ao seu perfil de cliente ideal?
  • Eles já estão interessados no seu produto?
  • Eles podem influenciar o negócio, ou mesmo decidir comprá-lo?

2) Esta é a empresa certa?

  • Está no seu território?
  • A indústria é adequada?
  • Qual é o tamanho da organização deles? (Não pense apenas em quantos funcionários eles têm. Se você estiver vendendo uma assinatura ou serviço baseado em uso, pense também no tamanho do consumo deles).

3) Este é o projeto certo? 

  • O departamento tem recursos para pagar o seu preço?
  • O projeto será prioridade este ano para a empresa?
  • A equipe usará o produto para o caso de uso correto — de uma maneira que criará um impacto?

A Zendesk apresenta 11 dicas para prospectar clientes:

1) Montar um planejamento;
2) Estudar a concorrência;
3) Definir um perfil de cliente ideal;
4) Conhecer bem produtos e serviços da própria empresa;
5) Criar um relacionamento verdadeiro com os contatos;
6) Estabelecer metas;
7) Não desistir, mas saber a hora de parar;
8) Pedir indicações para os clientes atuais;
9) Fazer pós-venda;
10)Ter passos futuros definidos;
11) Acompanhar os resultados.

Outras duas formas de trabalhar a prospecção estão na participação de eventos e feiras e, principalmente, na construção de um networking ativo e  qualificado, que se movimenta pela rede de contatos que se tem, de modo que você seja visto como um profissional interessante, não interesseiro. Aproveite que no final de ano há reuniões de fechamento dos trabalhos, avaliação de resultados e construção de planos para 2023 e coloque na pauta da discussão o assunto “prospecção”, discutindo com sua equipe o que funcionou, o que não funcionou e o que será feito de diferente no próximo ano. Afinal, a única certeza que você tem para 2023 é qual mesma? Reconhecendo isto já terá dado um avanço estratégico em suas ações. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre os conteúdos mencionados nas fontes de 
referência das discussões, acesse os links abaixo:

Salesforce: https://www.salesforce.com/br/resources/articles/what-is-salesprospecting/?gclid=EAIaIQobChMIgKvJk9bZwIVOhXUAR3rYAUFEAAYBCAAEgL_1_D_BwE&d=7010M000002NCpbQAG&nc=7013y000002Nk9eAAC
&utm_source=google&utm_medium=paid_search&utm_campaign=br_mktlobcon&dcmp=br_google&
gclsrc=aw.ds&&pcrid=611837270872&pdv=c&ef_id=YH7PVgAASu_FMAAC:20221202004345:s


Solução Venda Mais: https://vendamais.com.br/

Zendesk: https://www.zendesk.com.br/blog/prospectar-novos-clientes/

 

Texto fornecido por Balaminut Gestão Empresarial 

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