Os empresários e seus administradores precisam trabalhar com planejamento e orçamento financeiro, condições básicas para o controle dos negócios. Por meio destas ferramentas, eles conhecem seus limites e orientam o rumo da empresa, reduzindo os riscos e as incertezas do negócio. O orçamento é uma ferramenta estratégica que regula o que pode e o que não ser feito na empresa.
Na luta por vantagens competitivas, a redução de custos e despesas é considerada fundamental. O controle dos custos e das despesas torna-se um instrumento imprescindível para gerenciar a lucratividade. Conhecer, comparar e controlar a evolução dos custos e das despesas, mensalmente, por exemplo, é aumentar a competitividade, a rentabilidade e a viabilidade econômica da empresa.
Diferenciação
Na linguagem comum, os termos custos e despesas são sinônimos. Tecnicamente, eles têm significados diferentes. Custos estão ligados à aquisição de ativos, a exemplo de estoques (mercadorias, matérias-primas etc.), enquanto que as despesas referem-se aos gastos para vender os produtos e administrar a empresa.
Como fazer
Na planilha de controle mensal que sugerimos abaixo (de forma simplificada) deverão ser previamente registrados os valores de custos e das despesas que serão desembolsados, acompanhados, no decorrer do mês, pelos seus pagamentos.
Conheça, compare, controle
Alguns custos e despesas necessitam de um controle mais rigoroso. Outros requerem somente uma observação.
Este acompanhamento tem como objetivo verificar o comportamento de cada item, permitindo ações que possam conter os gastos que estão crescendo sem justificativa.
Lição de casa
• Quais são seus principais custos e despesas?
• Em qual dos dois há mais gastos?
• Quais os que você realmente controla?
• Quais os que mais afetam seus negócios?
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