O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples para trabalhar, extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões.
Ele é considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.
Sua construção tem início a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro possibilitando avaliar e gerenciar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, promoções de vendas, dentre outras operações para melhorar o seu negócio.
Sua projeção pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática, visto que, tem muitos sistemas no mercado de baixo custo. A pequena e média empresa pode ainda se utilizar de uma simples planilha. A principal condição para a sua construção é a existência de uma cultura de controle e planejamento. É preciso, portanto, criar o hábito de verificar, analisar e registrar todos os dias a movimentação financeira para que se perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa.
Ao fazer o Fluxo de Caixa o empresário poderá utilizar a ferramenta correta para auxilinar na tomada de decisões. Para a projeção dos valores devem ser consideradas as seguintes informações:
▪ Saldo inicial de caixa é o valor existente no caixa no início do período, composto por dinheiro, cheques, saldos bancários etc.
▪ Entradas de caixa correspondem aos recebimentos de clientes, duplicatas, faturas de cartão de crédito etc.
▪ Saídas de caixa correspondem aos pagamentos de fornecedores, pró-labore, salários, aluguéis, impostos, água, energia elétrica, telefone etc.
▪ Saldo final de caixa representa o valor obtido pela soma do Saldo inicial de caixa com as Entradas de caixa e diminuído pelas Saídas de caixa. O Saldo final de caixa do período será também o Saldo inicial de caixa do período seguinte.
Com o caixa controlado o empresário pode aproveitar melhor das oportunidades que o mercado oferece e ter a visão no longo prazo de possíveis ameaças que poderão afetar o seu negócio. A empresa poderá dispor de tecnologia de última geração, processos bem definidos, colaboradores competentes etc., mas é na administração do caixa o porto seguro para todos os empresários. O controle do caixa garante lucro e estabilidade ao empreendimento.
Dicas importantes:
1 Controle o fluxo de caixa diariamente;
2 Faça a projeção das contas a pagar e a receber dos próximos meses;
3 Fique atento aos prazos de vencimento, ao crescimento dos valores das contas a pagar e da inadimplência;
4 Não misture contas pessoais com as contas da empresa;
5 Nunca desvie o capital de giro para outros investimentos;
6 Sempre tenha uma reserva de dinheiro para as despesas não esperadas;
7 Controle a entrada e saída dos estoques;
8 Crie incentivos para que os clientes paguem à vista;
9 Por fim, tenha sempre foco no atendimento das necessidades de seu cliente.
Edição | 1607
Rua Luís Góis, 1592, Mirandópolis, São Paulo - SP
Cep: 04043-200 | Fone: 11. 5079 8588 | Fax: 11. 5079 8585
contato@planaudi.srv.br