No momento em que os dirigentes empresariais estão desenvolvendo seus planos de organização e negócios, todos buscam, com muito interesse, informações sobre as perspectivas econômicas e políticas.
Apesar das tendências indicarem elevado grau de confiabilidade na Economia do País, esses dados, por si só, não são suficientes para melhorar a gestão de uma empresa, se o empresário não tiver plena consciência da vital importância do seu comportamento e atitudes diante dos negócios.
Em muitos casos, aprender a enfrentar medos e fugir das armadilhas que o próprio empresário impõe em sua gestão diária, faz toda a diferença na hora de definir as grandes mudanças, necessárias à obtenção de resultados positivos.
Enquanto o empresário não entender que seu comportamento e suas atitudes podem ser os grandes inimigos do crescimento da sua empresa, de nada adianta estar em sintonia com os indicadores externos do mercado.
Precisamos desmistificar o velho conceito de que 'só' os pobres estarão no reino do céu, atribuindo ao dinheiro ser a fonte de todos os males.
Muitos empresários perdem bons colaboradores, clientes e serviços por esquecerem de considerar a lucratividade nas estratégias do seu negócio. A missão fundamental de uma empresa é dar lucro.
Os pilares do lucro são básicos
É necessário querer ter o lucro como objetivo, porque o lucro não é mera conseqüência; é preciso sentir-se no direito de ter lucro; é preciso sentir-se merecedor do lucro; e, por último, agir, não esperar cair do céu.
O quanto um empresário pretende ganhar é a grande questão. O processo para obter lucro em uma empresa deve ser contínuo, com planejamento e atitudes que visem lucratividade. É fundamental aproveitar toda oportunidade de obter lucro, quantificá-lo e perder o medo de ganhá-lo.
Não existem padrões únicos ou fórmulas mágicas para se alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Mas cada um pode descobrir a sua maneira e ter um 2007 com grande sucesso empresarial.
Princípios básicos para se obter lucro
O primeiro é escolher e atuar em ramos de atividades de que se goste. Ganhamos mais e fazemos nossas tarefas em menos tempo, quando trabalhamos com prazer. O estresse e o desconforto profissional são causados, em grande parte, por não nos identificarmos com o que fazemos. Muitos empresários deixam o negócio falir como uma forma de alívio.
A persistência. Nunca desista, mesmo que surjam problemas e obstáculos. Com trabalho sério, ética, retidão e boa vontade tudo se resolve.
É preciso definir estratégias e prioridades. Muitos empresários correm atrás do que é urgente, e não do que é importante, que poderá ajudá-lo a planejar e prospectar novos clientes.
Manter a calma e o autocontrole
O melhor compromisso que um empresário pode assumir pela sua empresa é, quando puder, tirar férias... E tirar férias é gozar as férias; a hora de dormir é para dormir; a hora de comer é para comer; a hora da diversão é para divertir-se pra valer.
No dia seguinte, todos têm forças e ânimo para trabalhar.
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